Faço aqui uma pergunta: como conseguiu aparecer nos Estados Unidos a contracultura?
Não foi apenas nas escolas ou universidades nas aulas, mas principalmente nas artes. O Rock, o cinema, teatro dos anos 60 foi uma abundante fonte de marxismo.
A arte tem a capacidade de criar estados de alma. Portanto, pode inclinar o homem tanto às boas quanto às más disposições.
No Diálogo República, ao se discutir a formação dos defensores do Estado, Platão chega a seguinte conclusão:
“Não é então por este motivo, Glauco, que a educação pela música é capital, porque o ritmo e a harmonia penetram mais fundo na alma e afetam-se mais fortemente, trazendo consigo a perfeição, e tornando aquela perfeita, se tiver sido educada? E, quando não, o contrário? E porque aquele que foi educado nela, como devia, sentiria mais agudamente as omissões e imperfeições no trabalho ou na conformação natural, e, suportando-as mal, e com razão, honraria as coisas belas, e, acolhendo-as jubilosamente na sua alma, com elas se alimentaria e tornar-se-ia um homem perfeito; ao passo que as coisas feias, com razão as censuraria e odiaria desde a infância, antes de ser capaz de raciocinar, e, quando chegasse à idade da razão, haveria de saudá-la e reconhecê-la pela sua afinidade com ela, sobretudo por ter sido assim educado.”. - A República de Platão, livro III
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"Toda inovação musical é prenhe de perigos para a cidade inteira"... "não se pode alterar os modos musicais sem alterar, ao mesmo tempo, as leis fundamentais do Estado." - A República de Platão, livro IV
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"Mas esse espirito da licença, depois de encontrar um abrigo, vai-se introduzindo imperceptivelmente nos usos e costumes; e dali passa, já fortalecido para os contratos dos cidadãos, e após os contratos invade as lei e constituições, com maior imprudência, até que por fim, ó Sócrates, transforma toda vida privada e pública." - A República de Platão, livro IV
Em 25 de julho de 1938, foi redigido na Cidade do México, após longas discussões, por André Breton e Leon Trotski, o manifesto “Por uma Arte Revolucionária Independente”. Nesse manifesto, o surrealista, irracionalista e místico Breton une-se ao materialista comunista Trotski para afirmar e defender o caráter revolucionário da arte. Após estabelecer o fundamento subjetivista da arte, eles declaram:
“Não, nós temos um conceito muito elevado da função da arte para negar sua influência sobre o destino da sociedade. Consideramos que a tarefa suprema da arte em nossa época é participar consciente e ativamente da preparação da revolução.” - Breton - Trotski. Por uma Arte Revolucionária Independente. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 1985, p. 43
É importante enfatizar a capacidade formadora da arte, que pode aperfeiçoar os homens, fazendo-os amar o bem, a verdade e a beleza, ou fazê-los revolucionários subjetivistas que odeiam a Verdade e em decorrência disso o Bem e o Belo.
Na Modernidade, a arte foi um meio eficaz de formar mentalidades. Nikos Stangos, em seu prefácio ao livro Conceitos da Arte Moderna, deixa claro o objetivo de ensinar da arte moderna:
“Os movimentos e conceitos da arte moderna foram intencionais, deliberados, dirigidos e programados desde o começo. Fizeram-se acompanhar de uma pletora de manifestos, documentos e declarações programáticas. Cada movimento foi deliberadamente criado para chamar a atenção para certos aspectos específicos; (...) Os movimentos artísticos modernos foram essencialmente “conceituais”: as obras de arte eram consideradas em função dos conceitos que explicam.” - Nikos Stangos (Org.). Conceitos de Arte Moderna. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2000, p. 8
É preciso ser tolo para negar esse poder à arte, e é preciso não sê-lo para preocupar-se e precaver-se contra as conseqüências funestas da má arte ou da pseudo-arte moderna que infestam nosso mundo, podendo corromper nossas almas e, sobretudo, as de nossas crianças, que praticamente não possuem defesas intelectuais contras os ardis da pseudo-arte corruptora.
Verás na globo nas novelas principalmente de Dias Gomes, na música e no cinema a formação gradual da população que sob a influência norte-americana acabou por também adotar um padrão marxista na ultura, se tornando menos conservador e mas liberal nos costumes. A sociedade hoje é um reflexo de décadas de uma nociva manifestação cultural esquerdista. Mesmo com a censura de filmes como "O Último Tngo e Paris" o cinema brasileiro com as pornochanchadas bombardeava o brasileiro bom conteúdo noscivo, falam na censura cruel dos militares, mas a verdade que a censura não foi eficiente se é que ocorre, porque não existia filmes que valorizassem a família brasileira, os bons costumes.