quinta-feira, 30 de maio de 2013

A degradação de um Estado segundo Platão

As análises de Platão sobre a corrupção do Estado  são sustentadas pelo princípio da correspondência perfeita entre a alma e os costumes do individuo, e as instituições do Estado: os governos e as constituições, ele diz, "não provêm de um carvalho ou de uma rocha", mas, "dos costumes morais que existem no Estado".

As formas corrompidas do Estado enumeram-se na seguinte ordem: 1) a timocracia, que é uma forma de governo que se apoia sobre o reconhecimento da honra como valor supremo; 2) a oligarquia que é uma forma de governo fundada sobre a riqueza entendida como valor supremo (e, portanto, em mãos dos poucos que detêm as riquezas); 3) a democracia, que Platão entende no sentido pejorativo de demagogia; 4) a tirania, que representa, para o nosso filósofo, um verdadeiro flagelo da humanidade.

O Estado ideal que nos é descrito por Platão é uma "aristocracia" no sentido mais forte e mais significativo do termo, vale dizer, um Estado guardado e governado pelos melhores por natureza e por educação, fundado sobre a virtude como valor supremo e caracterizado pela primazia, nos seus cidadãos, da parte racional da alma.

A "timocracia" (que Platão identificava substancialmente com o regime político espartano) rompe já esse equilíbrio essencial do Estado perfeito, porque substitui a honra à virtude, buscando, por assim dizer, o efeito sem a causa. Nessa forma de Estado, a mola da vida pública é a sede de honras e, portanto, a ambição, enquanto na vida particular já prevalece, habilmente escondida e mascarada, a sede de dinheiro. Na alma do cidadão desse Estado, acontece já um desequilíbrio entre as diversas faculdades, entre a parte racional e as duas partes irracionais, até que a parte mediana (a "inflamada" ou "irascível") não acabe por predominar sobre as outras.




terça-feira, 21 de maio de 2013

O cuidado com as Crianças e a maioridade penal.

Atirou na vítima

 Creio que não há dúvida sobre a proteção que as crianças merecem, assim como idosos e deficientes físicos de tão óbvio nem mereceria ser tratado como assunto nesse blog, porem sempre tem um porem como devem ser cuidados é o ponto que eu quero tratar.
Respeito pela vida humana é um requisito necessário e básico para se tomar esses cuidados, a partir do momento que uma vida humana não tenha seu valor mensurável com valores de metal  e seja considerado o bem maior a partir daí as crianças, os idosos e os deficientes físicos estariam sendo defendidos por definição.
Mas vamos falar das crianças, para que a defesa dos menores de
Escondeu o revólver
idade seja eficaz e real devemos ouvir pessoas que na realidade sejam humanistas e gostem do ser humano e principalmente respeitem a vida. Nesse ponto de vista não podemos deixar que pessoas  defensoras do aborto queiram dar palpites e mesmo tentem  passar leis que falsamente são com o intuito de “salvar” menores de idade a finalidade do abortista é destruir a criança de preferência quando é mais fácil ainda no útero, não é possível crer nas boas intenções para com as crianças de uma pessoa que seja a favor do aborto.
Pior ainda abortistas que se escondem atrás de causas pseudo “nobres” do tipo: Sou Vegan e protejo a natureza, mas sou a favor do aborto ou  salvemos as baleias minke elas estão em extinção, mas sou a favor do aborto ou ainda salvemos os cães de rua, mas sou a favor do aborto ou mais ainda salvemos as crianças, mas sou a favor do aborto.
Uma pessoa que seja a favor do aborto, fora das situações que já são legalizadas no Brasil, não pode ser levada a sério ela é contra a vida, ela não quer salvar filho de ninguém, nem o dela. Na verdade trabalha a favor de bandidos.