segunda-feira, 8 de julho de 2013

Ceticismo conservador

Uma coisa que sou, é profundamente cético é diante da classe política e projetos que prometem utopias.
Sempre me pergunto se alguém se engaja na política, deixando de lado interesses puramente pessoais para cuidar do coletivo, se a motivação para a entrada na política seria altruísta ou estria com interesses políticos por trás.  A pessoa poderia tentar melhorar de vida, mas ela troca isso pelo bem da maioria, será que existe algo por trás desse engajamento na atividade política. A meu ver quando alguém deseja se tornar deputado, prefeito, senador, governador e afins, sua meta está longe de ser algo desinteressado pelo bem comum.  Sempre existe algum interesse por trás, seja aprovando altos salários com verbas indenizatórias polpudas, obtendo cargos em nome do apoio, ou seja, pela corrupção.


Notem que política virou profissão aqui, políticos que ficam décadas ocupando cargos públicos ao em vez de cuidarem de suas vidas, eles desejam é aproveitar da posição que se encontram para se enriquecer.  Não nos enganemos que o longo engajamento político é feito pelo simples bem comum.

Políticos apoiam ou deixam de apoiar projeto ou governos não pensando no povo, mas pensando naquilo que irão ganhar, seja cargo, verba ou outra coisa. O PMDB só apoia o governo pelo simples fato deste criar ministérios para que eles tenham poder.  Se o PMDB estivesse com políticos engajados no bem comum, não pensariam em cargos, mas nos projeto voltados para o bem comum. Nomeariam para os ministérios não quem fosse do grupelho deles, mas quem fosse bem preparado para o cargo para beneficiar a sociedade.

Por isso defendo que o governo deve ter um poder de arrecadar e gastar pequeno assim como o de endividar, para evitar o enriquecimento excessivo da classe política que ama tributar e gastar (enriquecer com a corrupção), além de defender que os políticos não sejam reeleitos para não transformar o poder público em um feudo pessoa.


Outro problema que tenho é quanto a utopias. Não consigo confiar em raciocínios abstratos que prometem paraísos na terra diante de imperfeições humanas, se eles são passiveis de darem certo. Tatos autores prometendo o paraíso na terra, elaborando os maiores projetos de utopia,prometendo a felicidade, projetos elaborados em gabinete sem a observação de sua aplicação prática quanto a possíveis consequências, quando postos em prática degeneraram em pesadelos. Para cuidar do bem comum, os políticos roubaram o livre-arbítrio da população dizendo o que pode pensar, ler e falar para não gerar detestabilidade ou dúvida,porque não aceitam rejeição ao paraíso terrestre, além claro das medidas econômicas serem um desastre e promoverem a miséria, não a distribuição da riqueza, mas o empobrecimento geral. Essas utopias roubaram do homem o seu bem mais precioso que é a liberdade, tudo para gerar o bem comum e o novo homem adaptado a sua utopia. Para eles a liberdade é um luxo dispensável para o bem comum. O homem não é mais livre para escolher seu caminho, porque  haverá quem escolha para ele.

3 comentários:

  1. O Ceticismo político é uma questão de juízo. Os políticos são profissionais porque os eleitores também são. Se os mesmos são sempre reeleitos o são pelos eleitores esse círculo não termina jamais.
    Esses mesmos "reeleitores" que estão aí nas ruas pedindo honestidade aos políticos que foram eleitos por eles mesmos.
    E a honestidade do eleitor aonde está?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado Gizeh. Aqui os eleitores se vendem pro migalhas, depois reclamam da condição de vida.

      Excluir
    2. O eleitor comum já começa errando quando acha que cargos do executivo são mais importantes do que os do legislativo ( isso quando sabem o que e quais são os 3 poderes do Estado ), daí vemos o pessoal votando para cargo de prefeito/governador/presidente de um determinado partido ou coligação enquanto para vereadores/deputados/senadores votam em partidos que lhes fazem oposição .

      E outra , se você perguntar para qualquer cidadão mais ignaro em quem ele votou na última eleição para cargo legislativo , ele nem vai se lembrar , e se o fizer , pode ser para 'aquele candidato do santinho bonito que lhe deu uma blusa' .

      Excluir