terça-feira, 9 de julho de 2013

O Eleitor Profissional

Vimos durante a copa das confederações protestos contra o aumento das passagens do transporte público, a presença da FIFA no Brasil e outras reivindicação como marcha contra a corrupção, demandas sociais e afins. Reclamam da presença da FIFA e os gastos que teremos durante a copa do mundo, mas não sei porque não protestaram quando o Brasil foi escolhido como o país sede, porque todos sabiam dos gastos que teríamos para sediar esse evento de grande magnitude e da corrupção, mais estranho que não existe protestos contra as Olimpíadas que serão bem mais onerosas e não se protestou contra o Pan-americano que teve gastos exorbitantes. Não assiste mobilização popular contra o mensalão, um dos maiores escândalos de corrupção que já existiram aqui no Brasil, pelo contrário reelegeram Lula e votaram em sua candidata.

Particularmente desconfio das intenções das multidões que protestam nesse pais que sempre se lixaram para a ética e tudo mais, desde que recebessem benefícios e afagos do governo. Não sei em outros países, mas aqui o eleitor se lixa para o país, ele pensa naquilo que vai ganhar. Em outro texto falei no político profissional, termo cunhado por Max Weber, mas existe o eleitor profissional que pensa naquilo que vai lucrar. Ele não tem uma visão global, pensando no país, ele pensa nele, na versão mais tacanha e rasteira seja ganhando dinheiro, recebendo emprego ou outra benesse. Alguém pode pensar em si, olhando a saúde, educação, segurança, mas não aqui se pensa em venda de voto. E a classe política se vale desse artifício para se manter no poder.

Graças a essa visão tacanha que por exemplo o povo se vende pelo bolsa família que o PT se mantém no poder. Mas o povo não pode reclamar das condições deploráveis que se encontra, porque sem a consciência política, eles deixam de receber ganhos maiores como uma economia estável para trabalhar, saúde, educação, segurança. Mas cada povo tem o governo que merece.


A verdade é que esses protestos são apenas um desejo de um grupelho de receber apenas benefícios e eles pressionam a Dilma por isso.

2 comentários:

  1. Perfeito David Hume eu penso assim também,muito bom o texto,lavou minha alma,

    ResponderExcluir
  2. Exatamente . E quem começou foi um grupelho de origem petequeira (Movimento passe livre),algo já previsto quando em dezembro de 2012 , o ministro do STJ , Gilmar Mendes , disse suspeitosamente que em 2013 , 'o bicho iria pegar' .

    Nessa toda , outra pessoas vieram e começaram protestos contra 'tudo-e-contra-todos' , que irritou o movimento MPL que execreou esses protestos e declaram apoio ao governo petequeiro , ou seja , algo saiu fora do planejado mas parece que a súcia do PT já está retomando o projeto .

    Teoria da conspiração ? Veremos daqui um tempo à frente , não deve demorar muito .

    ResponderExcluir