terça-feira, 31 de julho de 2012

O que faria Platão com a classe artistica?

Está se tornando comum no mundo artístico a defesa do aborto. Cantores, cantoras, atores e atrizes defendem essa prática tenebrosa. Atrizes como Cássia Kiss e  Vera Zimmermmann declararam que fizeram aborto.

A atriz Christine Fernandes concedeu uma entrevista à revista "Quem" desta semana. 

Nela, Christine, que é mãe de Pedro, disse que pensa em ter mais um filho, porém, de maneira polêmica, defende a escolha das mulheres na hora de ter ou não o bebê. "Sou a favor do aborto. A mulher tem que ter muita certeza de que quer mesmo essa missão da maternidade", afirma.

No décimo livro da República, de Platão, a arte é relacionada à mentira, pois, segundo o filósofo, ela imita a aparência, sendo cópia da cópia, estando, por isso, a três longos passos da verdade. Mas como é impossível que se impeça alguém de nascer poeta, Platão vai sacrificar severamente os direitos do artista às exigências da sociedade, ameaçando de expulsão da cidade aqueles artistas que não empregarem apenas os meios necessários aos bons modos da República. 

Platão deseja que o Estado use a arte para modelar a alma dos seus cidadãos, por isso o trabalho artístico deve, segundo ele, ser supervisionado e controlado. Do contrário, é melhor que não exista.

O artista teria na concepção platônica que desempenhando um papel positivo junto a sociedade, defendendo bons valores morais tanto em sua arte quanto em sua vida, não podendo ser um exemplo nocivo a sociedade.

A arte se for para ter espaço junto a sociedade tem que ter um papel positivo em prol da sociedade e não o de degradação. Platão estava certo em expulsar o artista que corrompesse a sociedade e aqui no Brasil seriam vários os banidos.

4 comentários:

  1. Caro , Hume ...

    Poderíamos dizer que os 'progressistas' estariam fazendo , ou desejando fazer , o uso desse exemplo de Platão sobre a finalidade da classe artística só que para atender as diretrizes de suas ( dos "progressistas" ) para o controle social ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Platão defendia os bons costumes, a moderação e o bem. a arte tinha a finalidade de buscar elevar o homem, não de o corromper com aquilo que é baixo.

      Excluir
    2. Extao . O problema é que os ''progressistas'' julgam seus próprios valores como os certos , e portanto se sentem como agentes fidedignos de Platão nesse sentido. Ou melhor, se sentiriam pois eu duvido que esse pessoal conheça bem Platão e seu filosofia e valores . É alta cultura demais para eles.

      Excluir
  2. Documentário why beauty matters, que trata sobre a questão da arte e da estética, inclusive citando a visão platônica que tanto inspirou as artes NÃO pós-modernas:

    http://www.youtube.com/watch?v=csBzlE-PQOU

    ResponderExcluir