terça-feira, 22 de outubro de 2013

O Castigo em assistir a televisão aberta

Existe algo quase autoevidente  é o fato da televisão aberta possuir um baixíssimo nível de qualidade, tanto para educar quanto entreter.  A busca imediata por retorno financeiro pelos proprietários dos canais da televisão aberta, tem provocado um excesso de programas de baixa qualidade tudo para que se tenha bastante patrocinador, dando retorno financeiro , programas baratos de orçamento modesto permitindo bastante lucro ou alugando seu horário para pastores vigaristas que prometem falsos milagres em troca de gordas doações.
Vejam o que Aristóteles diz sobre o que move nossa escolha:
 “Existem três objetos de escolha e três de rejeição: o nobre, o vantajoso e o agradável; e seus três contrários, o vil, prejudicial e o doloroso.” – Ética a Nicômaco de Aristóteles, livro II, cap. 3.
Os canais de televisão não exibem nada ou quase nada de nobre, vantajoso e agradável, mas apenas conteúdos fúteis e desinteressantes, são programas de fofoca tocos, programas de variedade entediante, novelas com histórias chatas e cheias de baixaria, programas de humor sem graça, reality shows de conteúdo fútil,  filmes que em sua maioria são de péssima qualidade e pastores quase sempre vigaristas.  
Domingo por exemplo é um dia que é quase um “inferno na terra” com quase todos os canais oferecendo programas de auditório que não oferecem nada que consiga entreter o telespectador, vêm cantores ruins, debates desinteressantes e alguns números de espetáculo entediante, seus quadros não são interessantes porque nada ensinam e muito menos entretém, serve apenas para preencher espaço para o patrocinador.  O que os canais querem  é chance para colocar patrocinadores e lucrarem.
A televisão o que ela mais faz é afastar o espectador do que o atrair com seu conteúdo de péssima qualidade.
Nunca ou quase nunca se vê documentários de qualidade que fale sobre tecnologia, sobre o mundo natural, história e cultura (cultura de verdade), filmes e seriados que sejam divertidos, programas que estimulem condutas nobres e programas artísticos de qualidade. Nada de útil, agradável e nobre é exibido na televisão aberta. Fazendo uma analogia, podemos considerar a Televisão aberta um depósito de lixo.

A melhor resposta é boicotar os canais abertos e usarmos a internet, porque ninguém vai patrocinar programas sem audiência e terão de ofertar coisas melhores para terem audiência. Ninguém merece programação atual de nossas TVs.

2 comentários:

  1. Só há duas opções atualmente: Ou não assistir televisão e ocupar nosso tempo com entretenimentos saudáveis, que fazem bem à nossa moral, nosso intelecto e nossa alma, como ler livros; ou fazer uma assinatura de TV, tendo que desembolsar uns R$ 180 a R$ 230 por mês para ter um 'combo' que valha a pena, pois só pagando os mais caros é que você tem um bom pacote de canais decentes, como os canais de filmes e séries e mais os de documentários, Discovery, NatGeo, History, etc. Se não for assim, nem vale a pena ter uma televisão em cada, por mais moderna que seja sua LED. Até para canais esportivos, é mais negócio. Ou você prefere programetes esportivos da TV aberta como o de Renata Fan? Fora os campeonatos, eventos esportivos, lutas, etc. Os documentários da ESPN, p. ex., são excelentes, vide uma série exibida sobre a história dos hooligans. E mesmo assim, TV mesmo por assinatura, é mais para entretenimento com uma certa qualidade, já que informação mesmo, só na internet... ou vá ler um livro.

    ResponderExcluir
  2. Uma tevê aberta e de qualidade foi a TV Novo Tempo da Igreja Adventista (não sou adventista). Os programas são de qualidade, não tem foco comercial ou de ficar apenas pedindo dinheiro e procura educar as pessoas em vários aspectos como esperança, fé, responsabilidade, não violência, etc. Mas claro que uma TV dessa quase ninguém que não seja adventista vai saber que que tal TV existe porque não tem foco em marketing, publicidade, propaganda, dinheiro.

    ResponderExcluir